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PROGRAMAS DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

O Grupo Posture realiza toda a coordenação técnica, elaboração, emissão e execução dos Programas e Laudos exigidos pelas Normas Regulamentadoras.

Sua empresa pode contar com o Grupo Posture para:

PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos
Antigo PPRA

O Programa de Gerenciamento de Riscos tem como objetivo principal identificar e avaliar os riscos ocupacionais propondo medidas de controle que irão prevenir acidentes ou doenças que possam colocar em risco a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

O propósito do Programa de Gerenciamento de Riscos é consolidar todos os documentos gerados pelo GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais), laudos, pareceres técnicos e outros programas previstos nas Normas Regulamentadoras.
 

LTCAT - Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho

O Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho é um documento comprobatório da efetiva exposição dos trabalhadores aos agentes ambientais nocivos (químicos, físicos, biológicos e a associação desses agentes) que podem prejudicar a saúde e a integridade física dos mesmos e que são considerados para fins de concessão da aposentadoria especial.

O Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho é de observância obrigatória por parte das empresas, já que é uma exigência legal da Previdência Social. O LTCAT deve ser elaborado por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho, devidamente habilitados nos termos da legislação trabalhista.

PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é um conjunto de medidas que visa preservar e proteger a saúde dos trabalhadores em relação aos riscos ocupacionais informados no Programa de Gerenciamento de Risco – PGR.

 

Os exames médicos (clínicos e complementares) admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de riscos ocupacionais e demissionais, devem ser realizados em todos os trabalhadores registrados na empresa e seus respectivos prontuários devem ser mantidos pela empresa, no mínimo, por vinte anos após o desligamento do trabalhador.

Exames Médicos: Admissionais, Periódicos e Demissionais

Realizamos toda a gestão e controle dos exames médicos (clínicos e complementares) admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança driscos ocupacionais e demissionais.

Contamos com uma ampla rede de credenciados em todo o Brasil para atender às necessidades de sua empresa de qualquer lugar.

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Consultoria eSocial
S-2210, S-2220 E S-2240

Nossa equipe multidisciplinar auxiliará sua empresa a atender todos os eventos de SST (Segurança e Saúde do Trabalho) exigidos pelo eSocial.

No eSocial, os eventos exigidos de Saúde e Segurança do Trabalho - SST, são:

S-2210 Comunicado de Acidente de Trabalho

 S-2220 Monitoramento da Saúde do Trabalhador

 S-2240 Condições Ambientais.

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PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário

O Perfil Profissiográfico Previdenciário é um documento histórico-laboral que contém várias informações relativas às atividades do trabalhador na empresa, dados administrativos e resultado de monitoração biológica e ambiental. 

 

O objetivo do PPP é apresentar, em um só documento, o resumo de todas as informações relativas à fiscalização do gerenciamento de riscos e à existência de agentes nocivos no ambiente de trabalho, além de ser o documento que orienta o processo de reconhecimento de aposentadoria especial, podendo também ser usado para caracterizar o nexo técnico em caso de acidente de trabalho.
 

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, tendo por objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador.

APR - Análise Preliminar de Risco

A Análise Preliminar de Risco consiste em uma avaliação prévia e aprofundada sobre os eventuais riscos envolvidos em um projeto ou atividade de trabalho. Esse estudo deve considerar todas as fases de realização e, com base nelas, propor medidas apropriadas para prevenir acidentes.

 

A Análise Preliminar de Risco deve ser implementada sempre que necessário, a critério do profissional de segurança do trabalho ou da CIPA para que haja identificação prévia do risco de determinada atividade, e assim, após tomar ciência do risco, a empresa promova melhorias no ambiente a fim de garantir mais segurança para a execução dos trabalhos.

Elaboração de Ordens de Serviço

Conforme a NR 01, a Ordem de Serviço (OS) é de extrema importância em toda a gestão de Segurança do Trabalho na empresa. É um Instrumento legal onde a empresa comunica quais são os riscos ocupacionais e as medidas mitigadoras existentes nas atividades a serem executadas pelos seus trabalhadores.

Elaboração de Fichas de EPI

A Ficha de Equipamento de Proteção Individual é responsável por consolidar o registro da entrega dos Equipamentos de Proteção Individual essenciais para o trabalhador exercer as tarefas profissionais. Documentar o fornecimento dos equipamentos de segurança é importantíssimo para ambos, tanto para o empregado quanto para o empregador.

LTP - Laudo Técnico de Periculosidade

O Laudo Técnico de Periculosidade é um documento que, por meio de critérios técnicos e legais, avalia e caracteriza as atividades e operações perigosas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador.

O Laudo Técnico de Periculosidade é de responsabilidade do empregador e a caracterização ou descaracterização da periculosidade desse Laudo é de responsabilidade do Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, conforme os termos do artigo 195 da CLT.

LTI - Laudo Técnico de Insalubridade

O Laudo Técnico de Insalubridade é um documento que, por meio de critérios técnicos e legais, avalia e caracteriza as atividades e operações insalubres que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza, da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.  

PCA - Programa de Conservação Auditiva

O Programa de Conservação Auditiva tem como objetivo a adoção de medidas de controle suficientes para a proteção dos trabalhadores expostos a níveis de ruídos que possam desenvolver a perda auditiva induzida pelo ruído ocupacional (PAIRO). Sua elaboração é obrigatória para todas as empresas que tiverem trabalhadores em regime CLT expostos a altos níveis de ruídos e pressão sonora.

 

O Programa de Conservação Auditiva além de prevenir as perdas auditivas ocupacionais, valoriza o trabalhador, promove a elevação da autoestima, aumento da produtividade, a diminuição do absenteísmo e, consequentemente, a redução do custo com despesas médicas, acidentes de trabalho e ações trabalhistas relacionadas a perdas auditivas ocupacionais.

PPR - Programa de Proteção Respiratória

O Programa de Proteção Respiratória é um conjunto de ações e medidas integradas aos programas legais pertinentes com a finalidade de avaliar, recomendar, selecionar e orientar a utilização de equipamentos de proteção respiratória, para prevenir ocorrências de doenças respiratórias ocupacionais.

 

Para a implementação do Programa de Proteção Respiratória é preciso identificar a presença de agentes químicos (gases e vapores, poeiras, fumos, névoas e neblinas) que estejam em concentrações significativas em um ambiente de trabalho e que possam vir a prejudicar a saúde dos empregados da empresa.

PAE - Plano de Ação e Emergência

O Plano de Ação de Emergência é parte integrante de um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), de modo que as tipologias acidentais, os recursos e as ações necessárias para minimizar os impactos possam ser adequadamente dimensionadas.

 

A finalidade de um Plano de Ação de Emergência é fornecer um conjunto de diretrizes, dados e informações que propiciem as condições necessárias para a adoção de procedimentos lógicos, técnicos e administrativos, estruturados para serem desencadeados rapidamente em situações de emergência, para a minimização de impactos à população e ao meio ambiente.

Alocação de Técnico de Segurança do Trabalho

Nessa modalidade, um Técnico de Segurança, funcionário celetista e mensalista da Posture Treinamento e Desenvolvimento – EIRELI, exercerá seus trabalhos de 2ª a 6ª feira nas dependências da empresa.

 

O Técnico de Segurança deverá prestar serviços de Saúde e Segurança do Trabalho para a Empresa Consulente de forma exclusiva.

Técnico de Segurança do Trabalho Compartilhado

O Técnico de Segurança Compartilhado é um funcionário celetista e mensalista da Posture Treinamento e Desenvolvimento – EIRELI, exercerá seus trabalhos de 2ª a 6ª feira nas dependências do Grupo Posture, mantendo sempre o equivalente a 40 (quarenta) horas semanais de trabalho. Não incluso horas extras semanais, sábados, domingos e feriados.

 

O Técnico de Segurança Compartilhado deverá prestar serviços de Saúde e Segurança do Trabalho para a Empresa Consulente sempre que solicitado de forma prioritária, porém, sem exclusividade.

PGR
LTCAT
PCMSO
Exames Médicos
Consultoria eSocial
PPP
CIPA
APR
Ordens de Serviço
Fichas e EPI
LTP
LTI
PCA
PPR
PAE
Alocação de Técnico de SST
Técnico de SST Compartilhado
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